Você Também faz parte do Meio Ambiente!
“Quando lutamos pelo meio ambiente, devemos lembrar que o primeiro
elemento do meio ambiente é a felicidade humana”-José Pepe Mujica,
presidente do Uruguai.
Na questão ambiental, a responsabilidade por defender o meio
ambiente não é somente do poder público, lideres e empresas. Todos fazem parte e
dependem do meio ambiente para sobreviver, e desta forma, todos são responsáveis pela sua defesa. Uma
vez que existe a dependência, gera também a responsabilidade pela sua
manutenção e essa responsabilidade deve ser compartilhada.
Nos últimos anos a sociedade está acordando para a problemática social e
ambiental, buscando fórmulas alternativas para atingir o desenvolvimento
sustentável, cuja característica principal consiste na conciliação entre o
desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente e a melhoria da
qualidade de vida (BORTOLON et all,
2014).
Vários princípios e ações estão sendo desenvolvidos por empresas, escolas e órgãos públicos para
defender o meio ambiente e difundir o conceito de Desenvolvimento Sustentável
por meio da Educação Ambiental. Porém
essas ações não extingue o papel da comunidade
nesse processo, por isso que a sociedade
deve ser sensibilizada quanto à necessidade de proteger o sistema ecológico de
agentes nocivos à saúde e à qualidade de vida.
A evolução do homem foi longa até atingir uma consciência plena e
completa da necessidade de preservação do meio ambiente. Vê-se, constantemente,
através dos meios de comunicação, a contaminação dos recursos naturais por
resíduos nucleares, pela disposição de lixos químicos e domésticos, pelo efeito
estufa, desmatamento entre outras causas que ocasionam agressões ao meio
ambiente (BORTOLON et all, 2014).
Toda
essa informação é válida, mas não suficiente para gerar sensibilização quanto à
temática ambiental. O processo de conscientização e sensibilização só é gerado
através da Educação e do Exemplo. Dessa
maneira deve-se entender o conceito de educação ambiental proposto pela Política Nacional de Educação
Ambiental, Lei nº 9795/1999, Art 1º[1], e transformar os valores escritos em ações.
Cada individuo deve entender que o ser humano é o principal
elemento do meio ambiente e que todas as ações tomadas para conservação ambiental, são
para preservar a sua vida hoje e garantir a qualidade de vida para gerações
futuras. Desta forma, a ação individual
do homem na defesa ecológica contribui
para o bem do coletivo.
Assumir o papel de membro principal do processo de conscientização
ambiental e não apenas transferir essa responsabilidade para um terceiro é o
primeiro desafio da contribuição individual de cada cidadão. O segundo desafio é avaliar os hábitos de
consumo e otimizar os recursos naturais. O terceiro desafio é preparar outros cidadãos como agentes transformadores através
do seu exemplo.
Esses desafios podem ser considerados "Educação Ambiental na Prática", e os mesmos podem
ser iniciados por você, dentro da sua casa, influenciando seus familiares e as
pessoas a sua volta.
“Viver de forma sustentável não é retroceder
e viver contra o progresso, mas fazer uso de tecnologia de alta qualidade que
otimizem os recursos naturais, avaliar hábitos de consumo e assumir dentro de
nossos lares a consciência ecológica. Os conceitos por traz dos 3 Rs- Reduzir, Reciclar e Reaproveitar- devem ser
formadores dos nossos novos hábitos e
fazer parte do nosso cotidiano.”
Flávia Cristina Grani de Almeida,
Tecnólogo em Química Ambiental pela
UTFPR-Campus Curitiba-PR;
Pós Graduada em Gestão Ambiental pelo IFPR-
Campus Paranaguá-PR.
Referências
BORTOLON,
Brenda; MENDES, Marisa Schmitt Siqueira. A
Importância da Educação Ambiental para o Alcance da Sustentabilidade. Revista
Eletrônica de Iniciação Científica. Itajaí, Centro de Ciências Sociais e
Jurídicas da UNIVALI. v. 5, n.1, p. 118-136, 1º Trimestre de 2014. Disponível
em: www.univali.br/ricc
- ISSN 2236-5044.
MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de Produtos Sustentáveis- Os requisitos ambientais
dos produtos industriais. 1. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo-EDUSP,
2008.
MASTELA, V.G. Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para
Metalúrgica DS LTDA. 86f. Trabalho de Graduação (Disciplina Trabalho de
Conclusão de Curso)- Curso de Engenharia Ambiental, Universidade Extremo Sul
Catarinense, UNESC, Criciúma, 2007.
[1] “Entendem-se por
educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade
constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências
voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial
à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." Política Nacional de Educação
Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.
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